28 de abr. de 2014

Alimentadores para Bebês

É um objeto relativemente "novo" no mundo dos nossos filhotes!
A maioria das Nutricionistas e Dentistas NÃO RECOMENDAM O SEU USO!
No entanto, me deparei com uma situação em que achei muito válido, e detalhe, comecei a enxergá-lo com outros olhos!
Calma, continuo sendo contra a sua utilização como sugerem os fabricantes, mas como mordedor para aliviar a dor e incomodo do nascimento dos primeiros dentinhos, ele é um espetáculo!


Vou explicar!
Crianças, em fase de introdução da alimentação complementar, tem aversão a sabores e a textura.
Por isso, o correto é começar oferecendo o alimento em pedaços, para que a criança se adapte e conheça a textura associando ao sabor desde o inicio da sua alimentação!
A maioria das nutricionistas recomendam pedaços de verdade, e nós, ODONTOPEDIATRAS, AMAMOS, por exemplo, os floretes de brócolis dá para a criança pegar com a mão e testar todos os sentidos na experimentação do alimento, e alem disso, trabalhará os músculos faciais promovendo estímulos para crescimento e desenvolvimento das arcadas e de toda a face!
"- A literatura sugere que, caso os alimentos sólidos, que requerem mastigação, não sejam introduzidos entre os seis-sete meses, as crianças tenderão a resistir a aceitá-los posteriormente .
- A não evolução da aceitação de diferentes consistências e texturas pode contribuir para a manutenção de padrões orais imaturos, na medida em que não oferece experiências sensório-motoras para a adaptação a novos padrões de sucção, mastigação e deglutição.
- Crianças que "não comem" tem, estatísticamente a preferência marcante por líquidos, que são de mais fácil aceitação, incluindo leite e derivados, sucos, alimentos liquefeitos e papas." (Via http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2013/03/alimentador-nao-obrigada-meu-bebe-nao.html?m=1)

Portanto, não recomendamos os alimentadores!
Mas, recomendamos os alimentadores COMO MORDEDORES para os bebês que já tem coordenação para segurar objetos com as mãos!

MODO DE USO: Coloque o alimentador na geladeira e quando estiver bem geladinho ofereça-o para o bebe! Se quiser colocar uma fruta pode! Estimulara o bebe a colocar na boquinha!!!

ATENÇÃO:
O Alimentador pode ser útil para as crianças que tem dificuldade de se alimentar!
Cada bebê se adapta a um determinado objeto, portanto consulte seu Odontopediatra para que ele te oriente!
#vemgente #dicadadentes #dentesecompanhia #alimentadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário